Pré-conceito

Não é uma questão de escolha,
mas sim,
um desrespeito.

Posso...
não gostar,
desgostar,
não querer,
até não conceber,
mas...

Quando é que é desrespeito?

Não seria, quando forço minha idéia a outréns?!

Mas onde está o pacto, qual eu desrespeito?

Nas leis?
Nas normas?
Na química?
Ou na moral cultural de cada povo?!

Posso desenvolver então uma frase:

"Estou sendo preconceituoso, quando imponho meu ideal ao outro."

Mas como posso me relacionar com um outro,
se os ideais,
não são todos iguais e,
não aceito o que o outro é ou está?

Talvez o caminho seja,
considerá-lo (o outro),
considerar que ele, ela ou aquilo,
seja para mim e vice-versa,
não um suplemento,
mas um complemento.

Só assim então,
seremos juntos,
algo além da soma.

Uma terça parte maior que o todo.

E então,
só então (talvez),
sejamos indivíduos, que respeitem e considerem o outro,
pelo que podemos fazer juntos,
somados,
e não pelo que o outro pode fazer por mim,
ou o que obterei estando junto ao outro.

Sempre, podendo dizer não querer ou aceitar,
se de fato não sou nem é um complemento.

Creio assim,
poderemos observar à distância...
o Pré-conceito.

Comentários